sexta-feira, 2 de março de 2012

Sobre talento.

O que é talento para o Ballet afinal? Vou lhes contar uma história. Na sala das avançadas, tem uma menina que eu sempre observei de longe. Quando chego mais cedo e tenho um tempinho para assistir a aula delas, eu sempre a assisto. Ela é alta, magérrima, pouco bumbum, pouco busto, tem pézão e pernas quilométricas. E finas. Físico perfeito para o ballet. Já nasceu encostando a perna na orelha, e dança que parece que já dançava na barriga da mãe dela. Ela sim, tem talento, e ela nem sonha que eu existo, e que admiro ela desse tanto.
Eu confesso que eu tenho uma certa inveja dela. Mas não uma inveja ruim, eu não desejo mal pra ela, de forma alguma. Pelo contrário. 
Eu penso que eu gostaria demais de ser ela, sabe. Eu não sou nada flexível (na verdade, mais dura que o pinóquio), tenho 1,65, pernas grossas e bastante bumbum. Sou mediana, comum, passo despercebida por aí.   
 Acho que seria legal as pessoas te admirarem tanto por algo que elas acham tão difícil e pra você é moleza. Não queria conseguir encostar a perna na orelha simplesmente, queria saber que eu consigo.
Mas por outro lado, eu penso (não querendo desmerecer quem já nasceu com pézão, flexível e etc), que é muito mais gratificante você conseguir o que você quer ter, e não simplesmente nascer e ter tudo na mão. 
Sério mesmo, Deus sabe o quanto eu luto pra conseguir o que eu quero. Quando eu coloco uma coisa na cabeça, não tem quem tire. Todos os dias eu reservo pelo menos 10 minutos da minha noite pra me alongar e forçar minha abertura, e acho que todo mundo devia fazer o mesmo! Se não pra ganhar flexibilidade, pelo menos para mantê-la. 
Tem gente que tem sim, mais facilidade pra dança, e não faz esforço nenhum pra isso, como é o caso da bailarina que eu tanto admiro. E também tem gente que faz ballet desde criança e você vê que não leva jeito pra coisa. Cada um é cada um né! Seja o que for, técnica se adquire em aula, com prática e acima de tudo, persistência e dedicação. 
Beijos dancers, e nunca desistam!

Um comentário:

  1. Ola Amanda, lendo parece que nao sou so eu né, sabe que quando parece que um anjo fala com vc, tive essa sençação ao ler e creia me senti muito feliz.
    bjs

    ResponderExcluir